11 fevereiro 2006

Actor da Semana - Adrien Brody



Nascido e criado em Queens, Nova Iorque, Adrien Brody fez história ao ganhar o Óscar pela sua inesquecível interpretação de Wladyslaw Szpilman em "O Pianista" aos 29 anos de idade. O papel que mais o marcou foi o ponto de viragem na sua carreira que até aí tinha passado despercebida, embora reunisse o consenso da crítica no circuito independente.

Filho da conhecida fotógrafa Sylvia Plachy, foi ela que incutiu em Brody o interesse pela representação ao inscrever o filho no conservatório. Aos 12 anos trabalhou como mágico em festas de aniversário, entitulava-se "O Admirável Adrien".

Entra em algumas peças off Broadway e consegue pequenos papéis em séries de televisão, mas começa a chamar a atenção em "O Rei do Bairro" de Sodenbergh com 10 anos de idade. Mantém-se no circuito independente e tem o seu primeiro desgosto profissional ao ser relegado para uma mera fala no que prometia ser o papel de destaque no drama de guerra "Barreira Invisível" de Terrick Malik. Isto no mesmo ano em que a revista Vanity Fair apresenta Brody na capa como a maior promessa do ano. Provou merecer a confiança que depositaram nele ao chamar a atenção da crítica pelos seus papéis em "Verão Escaldante" de Spike Lee, "Liberty Heights" de Barry Levinson, "Bread and Roses" de Ken Loach. Escolhido a dedo por Roman Polanski para interpretar o pianista que tenta sobreviver à ocupação nazi na Polónia, Adrien Brody ganha a notoriedade merecida e um lugar de destaque no panorama cinematográfico.

Já filmou com Shyamalan e Peter Jackson que elogiaram o seu talento e versatilidade.Vive actualmente em Los Angeles. Adora música hip hop e já produziu e compôs temas. Impressionou milhares de espectadores quando beijou Halle Berry em directo ao receber o Óscar em 2003. Cinéfilos.