06 fevereiro 2006

"Munich"


Foi ontem que vi um dos mais marcantes e polémicos filmes de sempre. Eis a minha pequena análise.

Tal como Spielberg disse á revista Time, Munich é uma oração pela paz. E é mesmo. É exactamente o que este filme quer mostrar. A violencia não leva a lugar nenhum.

Avner é a personagem que acompanhamos ao longo deste filme. Á medida que vamos avançando na história parece que estamos agarrados á personagem.
O filme é um thriller político e tem acção, mas nessa acção nunca há exibicionismos. A realização é tecnicamente perfeita. Espero bem que a Academia perceba a qualidade deste filme e lhe dê a estatueta.

O filme é triste e tem cenas de violencia que nos marcam, mas mesmo assim ainda houve tempo para dar umas "pitadas" de humor. Sim, eu lembro-me de me rir com duas ou três cenas.

Gostava de deixar aqui também a minha vénia para o Eric Bana que esteve suberbo. Assim, claro, como o Spielberg.

Suberba também foi a maneira como John Williams deu a volta á música. Muito diferente do estilo a que ele já nos habituou. Desta vez o senhor decidiu trabalhar mais com vozes e "batidas".

Podem-me acusar do que voçes quiserem, mas Spielberg continua a ser um dos maiores.

Enfim, há muita coisa para dizer sobre este filme, mas as minhas palavras são poucas para avaliar tão obra poderosa.

Triste, chocante, marcante e até polémico. Isto não é um filme, é uma Obra de Arte.

***** 5/5

1 Comentários cinéfilos:

Blogger Gustavo H.R. disse...

Um ótimo, bravo filme, temos opiniões semelhantes!

Cumps.

03:37  

Enviar um comentário

<< Home