02 julho 2006

TOP 10 Actores (Actuais) Favoritos

Isto era suposto ser um top10 de actores favoritos ao blog, mas como poderão ver a seguir a minha opinião diverge bastante da do NetExplorer. Por isso resolvemos fazer duas listas ao invés de uma, e já agora desafimo-vos a deixarem a vossa lista nos comentários.

Xplod

Acho que fiz e refiz esta lista umas 3vezes, entre os 10 favoritos e aqueles com menção honrosa vi-me grego(esta expressão nem se devia usar durante o campeonato) para fazer uma lista definitiva. As imagens foram cuidadosamente escolhidas de forma a representarem a minha persongem favorita de cada um dos actores.

10 - Samuel L. Jackson

(Enquanto escrevo isto estou a tentar pensar 'why the fuck' é que não o coloquei num lugar mais alto da 'fucking' list...)
Samuel L. Jackson é um dos mais reconhecidos actores de Hollywood. Pode não ser conhecido por ser um actor selectivo nos seus papeis, pois quase todos os meses sai um novo filme dele, mas com a quantidade vem também qualidade.
O que eu gosto mais em Jackson é a sua versatilidade. Desde um pai preocupado em "Time to Kill", a um assassino filosófico e sem escrúpulos em "Pulp Fiction" passando por um Mestre Jedi em "Star Wars" ep. I II e III, ou um geek de BD em "Unbreakable" seja qual for o papel ele desempenha-o como nenhum outro desempenharia e deixa a sua marca por qualquer filme que passa.
E é dos poucos a ter trabalhado com tantos dos grandes nomes actuais de realizadores como Quentin Tarantino, George Lucas, Mr. Night Shyalaman, Steven Spielberg e Martin Scorcese entre muitos outros...

09 - Robert De Niro

Foi com Taxi Driver que De Niro se estabeleceu como um dos melhores actores da actualidade, e para mim aquela continua a ser a sua melhor performance até aos dias de hoje, e que só por si já era digna de qualificar neste top. Mas não é só, De Niro participou também em filmes como "Goodfellas", "The Godfather", "Brazil" ou ainda "Jackie Brown", com performances de fazer inveja a muitos outros actores de Hollywood.

08 - Jim Carrey

Jim Carrey é intitulado diversas vezes como o mestre da comédia, mas é num papel dramático em "Eternal Sunshine of the Spotless Mind"(um dos meus filmes favoritos) que tem a sua melhor performance de sempre. Foi um enorme passo para Carrey ao desempenhar uma personagem tão introvertida e deprimida, e mostra assim que tem largas capacidades para além das suas excentricidades cómicas.


07 - Bill Murray

Bill Murray tem tido excelentes criticas nos ultimos anos, tudo isto por se ter afastado das comédias 'mainstream' ("Ghost Busters") e ter encontrado o seu lugar em pequenos filmes indie. Ele sempre pareceu desempenhar personagens um tanto ou pouco depressivas, de meia idade e á procura do seu lugar no mundo. Mas apesar das suas performances não serem muito diferentes nas ultimas 2 décadas, ele ultimamente tende a 'canalizar' o seu sarcasmo para histórias que têm um profundo impacto emocional. Fê-lo no excelente "Lost in Translaction" de Sofia Coppola, tornou a repeti-lo através de "Rushmore" e "The Life Aquatic" de Wes Anderson, e por ultimo em "Broken Flours" de Jim Jarmusch.

06 - Robin Williams

Muitas pessoas pensam em comédia quando se lembram de Robin Williams, o que é justo. Mas muitas vezes esquecemo-nos que ele tem um muito maior alcance. Ele pode ser selvagem e maluco ("Death to Smoochy", " The Bird Cage", "Mrs. Doubtfire"), mas pode também ter um excelente papel dramático ("Good Morning Vietnam", "Good Will Hunting" pelo qual ganhou um oscar, "Dead Poets Society"), como nos consegue ainda assustar completamente como vilão ("One Hour Photo", "Insomnia"). Não há literalmente nada que este homem não consiga interpretar. Já foi nomeado para Oscars 3 vezes, ganhando uma delas.

05 - Brad Pitt

O pior inimigo deste actor é o quão bem parecido ele é. A maioria das pessoas não conseguem passar por esse exterior o suficiente para se darem conta de que ele é um dos melhores actor do planeta. Eu próprio não me dei conta disso até ter visto 12 Monkeys pela primeira vez. Se7en, Legends Of The Fall, Interview With A Vampire, Seven Years In Tibet, Meet Joe Black, Fight Club... ele é grande em qualquer filme que entre.

04 - Al Pacino

Al Pacino é o actor que dá vida a algumas das minhas personagens favoritas, Michael Corleone em The Godfather, Tony Montana em Scarface, e Carlito Brigante em Carlito's Way. E merece este lugar nem que seja por nos entregar as melhores citações que um homem pode usar.
Exp: Michael Corleone: "Never hate your enemies. It affects your judgment."

03 - Tom Hanks

Começou como humorista de stand-up comedy e agora é um dos melhores actores dramáticos do cinema. O seu papel em "Cast Away" é a prova disso, sendo que é o unico actor durante mais de metade do filme.
Tem 2 Oscars, o prémio carreira da AFI, e mais umas quantas nomeações. Mas mesmo assim parece-me que ainda não vimos o melhor deste actor, que é universalmente reconhecido como um dos melhores na industria do cinema actual.

02 - Johnny Depp

Johnny Depp, cuja a excelente performance como Jack Sparrow em "Pirates of the Caribbean" finalmente lhe dá a fama merecida, depois de anos á beira do estrelato. Mas ele tem sido tão bom (e tão divertido) durante tanto tempo, que tal distinção é apenas uma formalidade numa industria que sempre confundiu popularidade com talento.

01 - Jack Nicholson

Depois de 4 décadas a fazer filmes, 3 delas passadas no topo da sua carreira, Jack Nicholson é indiscutivelmente o melhor actor da actualidade. Famoso pelas suas atitudes de 'bad boy', é também reconhecido como um excelente actor dramático. Nicholson deu-nos o melhor vilão da história do cinema em Shining, e ainda o melhor vilão de filmes baseados em banda desenha como o psicopáta Joker em "Batman". Nomeado 8 vezes pela academia, Nicholson é o único a ter 3oscars de melhor actor("One Flew Over the Cuckoo's Nest", "Terms of Endearment", "As Good As It Gets").

Menções honrosas:
Mel Gibson
, Kevin Spacey, Russel Crow, Bruce Willys e Anthony Hopkins


NetExplorer

Antes de mais gostava dizer que não foi nada fácil construir esta lista. As escolhas dos actores foram muito complicadas como devem perceber.

10. Michael Douglas

Pode-se considerar um old-school. Desde o Wall Street até ao fantástico The Game, passando por Traffic... ele é um grande actor.

09. Brad Pitt

Para as meninas pouco importa se ele representa bem. Pois elas estão mais interessadas nos atributos. Para mim, acho que o ponto máximo de Brad dá-se com Se7en e também com Fight Club. Uma agradável surpresa foi no Ocean's que eu não estava nada á espera de ver um Brad Pitt cheio de humor.

08. Ian McKellen

Este senhor vem do teatro. Tem uma voz única. Quem não se lembra do Gandalf do LOTR? Mais: Macbeth, Apt Pupil e X-Men.

07. Bill Murray

Vou apenas dizer isto: Para quem não se sente atraido pelo trabalho deste senhor, veja o Lost in Translation.

06. Dustin Hoffman

Só pelo papel em Rain Man já merecia estar neste TOP. Mas a sua carreira não se limita a isso. Veja-se I Heart Huckabees, Marathon Man, Tootsie entre tantos outros...

05. Sean Penn

Basta falar nos seus filmes mais recentes que percebemos logo que ele é um dos grandes. Só os mais recentes: Mystic River, 21 Grams, The Assassination of Richard Nixon, The Interpreter e agora estou ancioso pelo All the King's Men.

04. Jack Nicholson

Conhecido pela sua extrema facilidade de "moldagem" facial, ele é considerado um dos melhores do mundo. Desde o One Flew Over the Cuckoo's Nest até ao excelente Chinatown (um dos meus favoritos) passando pelo famoso The Shining, ele dá autênticas lições de como ser um actor á maneira.

03. Tom Hanks

A sua presença neste TOP é mais que merecida. No seu curriculo constam filmes bem conhecidos do público. É um actor com grande capacidade para nos fazer emocionar, melhor do que ninguém. É amigo de Spielberg.

02. Robert De Niro

You talkin' to me? You talkin' to me? You talkin' to me? Then who the hell else are you talkin' to? You talkin' to me? Well, I'm the only one here. Who do the fuck do you think you're talking to? Oh, yeah? Ok.

01. Al Pacino

Ele é o actor. Não existem palavras para o descrever. A presença que este homem tem em frente á camara é uma coisa extraordinária. É simplesmente genial. O seu estilo agressivo a representar... é fantástico.
Definitivamente, ele é o actor.

Mensões Honrosas:

Adrien Brody
, Jamie Foxx, Kiefer Sutherland, Jonny Depp.

22 Comentários cinéfilos:

Blogger Gustavo H.R. disse...

Grandes nomes imortais entre os intérpretes do grande cinema. Meus favoritos são, pessoalmente, Robin Williams e Tom Hanks.

Cumps.

04:27  
Blogger Xplod disse...

Netexplorer:
Não compreendo como podes deixar Jim Carrey ou Robin Williams fora dessa tua lista, tás a precisar de ver umas boas comédias :P

Gustavo:
Belas escolhas, também se encontram entre as minhas como podes-te verificar.

P.S.: Isso é q foi uma xatice com o Brasil....
Gostava de ver uma meia-final em português. Dia 5 é a vingança :p

04:43  
Anonymous Anónimo disse...

Independentemente de todos os outros actores para mim o 1º é Al Pacino! =D

12:02  
Anonymous Anónimo disse...

Como não vou cometer a indelicadeza de criticar a sua lista, quem pagará o pato é a lista da net explorer: Bill Murray nem pensar! detesto ele. Pefiro colocar em seu lugar Robert Downey Jr. (Já viu Chaplin? veja e saberá por que ele está nessa minha lista). O outro ponto fraco dessa lista, para mim, é Brad Pitt. Não vejo nada nele. Pefiro Russel Crowe (que, inclusive, está na menção honrosa). No mais, a minha lista confere. Não colocarei por enquanto Gael García Bernal por ser cedo para isso. Mas, futuramente, quem sabe... Abraços do crítico da caverna.

14:48  
Blogger Joao Pedro disse...

Eu gosto bastante de Robin Williams, mas há outros que estão á frente.

Cada um tem a sua opinião.
Mas Al Pacino é Al Pacino :-)

15:23  
Blogger Xplod disse...

Roberto:
Indelicadeza coisa nenhuma, até gosto que critiquem. Pricipalmente se tiverem pontos de vista diferentes dos meus.
Tomei a liberdade de adicionar o teu blog á nossa lista de sites a visitar.

Netexplorer:
Al Pacino é Al pacino, Jack Nicholson é Jack Nicholson.
:p

16:20  
Anonymous Anónimo disse...

Xplod: AL PACINO É AL PACINO....e... nao há mais nenhum "e"
Al Pacino e mais nada

17:49  
Blogger Francisco Mendes disse...

Aqui fica um nome ausente que aprecio imenso: Daniel Day-Lewis... soberba a forma como assimila de forma vincadamente característica cada papel.

Cumprimentos.

19:43  
Blogger Xplod disse...

Francisco bem lembrado, o q seria de gangs of new york sem ele... mas até chegar ao meu top10 ainda tem que comer mt chocapic

23:49  
Blogger Sub_Solidsnake disse...

Pois é.... E o q seria d' O Ultimo dos Moicanos ??? :P

00:38  
Blogger Sub_Solidsnake disse...

Esqueci-me de dizer q adicionei o vosso blog na mha pagina :P

00:45  
Blogger Xplod disse...

Muito obrigado, tb já fui dar uma espreitadela ao teu blog e deixei por aqui o link também.

01:11  
Blogger Carlos M. Reis disse...

Estes tops são sempre muito injustos e subjectivos. Eu por exemplo, apesar de adorar o Tom Hanks como actor, estou longe de o considerar um bom actor. É pouco versátil. Tal como o Bill Murray, que amei em Groundhog Day ou Ghostbusters, mas que também está muito limitado aquele seu estilo. Quem diz Murray diz Carrey.

Mas claro, opiniões são como as gajas, há para todos os gostos :P

Cumprimentos.

21:57  
Blogger Xplod disse...

Knoxville, não concordo contigo quanto a Carrey. Carrey tem bastante versatilidade e para isso basta ver Eternal Sunshine of the Spotless Mind. O problema dele é o facto de fazer marioritariamente comédias.

23:49  
Anonymous Anónimo disse...

bom, a minha opiniao ek um top 10 é sempre muito injusto, alem disso tambem axo muito dificil distinguir actores como ben stiller e jim carrey, por exemplo. E digo distinguir, ao nivel da qualidade, porque a grande maioria das estrelas de hollyood sao notaveis da sua profissao. No fundo, o que quero dizer é que, faltam dezenas de "nomes" nestas listas.

11:58  
Anonymous Anónimo disse...

essa ideia é um tanto ou quanto paradoxal (faltar dezenas de nomes numa lista so para uma dezena) lol

18:16  
Anonymous Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! » »

11:56  
Anonymous Anónimo disse...

O Brad Pitt é lindo d morrer...
Continua a trabalhar... em td!!!!!

14:52  
Anonymous Anónimo disse...

Johnny Depp és 1 maximo
fazes trabalhos xpectaculares...!!!

14:56  
Anonymous marlene disse...

sao adoraveis. estes 10 actores estam na melhor categoria. sao os mais memoraveis deste tempo.
espero que os nossos filhos e/ou netos consigam ver o qao tao bons eles sao.

14:42  
Anonymous Anónimo disse...

There is certainly a great deal to learn about this subject.

I love all the points you made.

Feel free to surf to my webpage; best cellulite treatment

18:46  
Anonymous Anónimo disse...

Stump Creek rosacea doctor

Stop by my homepage: Parsippany laser treatment rosacea

19:49  

Enviar um comentário

<< Home