25 junho 2006

King Kong (2005)

"And lo, the beast looked upon the face of beauty. And it stayed its hand from killing. And from that day, it was as one dead."

Se fosse anunciado que ia ser feito um remake do classico "King Kong" e o nome de Peter Jackson não lhe estivesse associado, era certo que as audiencias iriam ser poucas. Mas depois do enorme sucesso da trilogia "Lord of the Rings", parece que o publico de uma maneira geral aprendeu a confiar no realizador Peter Jackson. E depois de visionar este remake de King Kong, tenho a dizer que a esta confiança foi bem merecida.

Os efeitos visuais são uma parte essencial do filme, e eles realmente precisam de estar bem feitos para selar as ideias de uma forma clara. É seguro dizer que mesmo hoje em dia com a industria cinematográfica saturada de filmes com efeitos especiais computarizados, os efeitos em King Kong vao exceder em muito as espectativas de qualquer um. E Jackson tem a capacidade de manipular as emoções da sua audiencia, quando vi o filme assisti a pessoas a rir, a pessoas assustadas, e pessoas a chorar.

O elenco é perfeito, Naomi Watts tem um excelente desempenho como "A bela que mata o monstro" Ann Darrow. Sinceramente nunca achei que Jack Black fosse a pessoa indicada para o papel de Carl Denham, mas no entanto ele prova ser tudo aquilo que a sua personagem precisa para se tornar credivél. E Andy Serkis... a sua melhor performance(desde gollum) é escondida por uma máscara de admirável e impressionante CGI, mas resulta, com ele a receber os créditos que merece. Serkis enquanto tenta convencer-nos com os movimentos e vocalizaçoes de um enorme gorila de tronco prateado, consegue ao mesmo tempo dar uma enorme humanidade a Kong. De notar que Serkis tambem tem o papel do hilário cozinheiro Lumpy.

Por fim acho seguro dizer que King Kong é bem sucedido a um nivel completamente perdido da maioria das producções feitas hoje em dia. Raramente as nossas emoções sao manipuladas tão facilmente, raramente nos encontramos tão concentrados numa história que tem 3horas mas que parece correr bastante depressa e nos vemos a chorar por mais.
...Bravo Peter Jackson

*****

1 Comentários cinéfilos:

Anonymous Anónimo disse...

Pura e simplesmente, uma obra-prima.

18:00  

Enviar um comentário

<< Home