30 abril 2006

Good Night, and Good Luck (2006)

"We will not walk in fear, one of another"

Direitos civis e liberdade de expressão têm sido elementos delicados de direitos humanos. Good Night, and Good Luck aprensenta-nos um tempo em que o jornalismo era fundamental para esses direitos. Enquanto muitos nunca agiram de maneira impetuosa como Murrow, ele e a sua equipa eram os unicos a lutar pela verdade. Mesmo sabendo que iriam ser atacados e rotulados como comunistas, eles lutaram para trazer a verdade por detrás da luta egomaniaca de McCarthy para livrar a Anerica de comunistas, era o trabalho mais honesto no jornalismo.

Enquanto a película é selada com um estilo monocromático de preto e branco, a história canta profundidade sem dúvida alguma. Tendo George Clooney um historial em jornalismo( o seu pai era jornalista), tem assim um pronfundo conhecimento sobre o assunto. Podemos dizer que o assunto esta perto do coração, toda a pesquisa feita não passa despercebida e tráz assim a história com verdade e honestidade, bem ao estilo de Murrow. O uso de imagens reais de arquivo do discurso do Senador McCarthy contra Murrow, casos reais de tribunal, entrevistas com Radulovich e até mesmo anuncios publicitários, projectam bem alto o realismo de "Good Night and Good Luck".

"Confessions of a Dangerous Mind" não foi claramente uma grande estreia para Clooney. Mas em "Good Night and Good Luck", o seu trabalho é magnifico, com um argumento brilhante e uma direcção maravilhosa. Somos mantidos á distancia, nunca entrando na vida das pessoas. Por vezes as cenas são filmadas através de vidros ou compartimentos diferentes, lembrando nos que somos apenas uma mosca na parede e não um participante na acção. David Strathairn entrega-se com uma performance esplendida como Edward Murrow. Em cada uma das suas falas, o nosso olhar prende-se nele e não o conseguimos desviar. George Clooney tráz uma das suas melhores performances como Fred Friendly. O restante elenco exibe performances todas ao mesmo nivel com especial atenção em Patricia Clarkson.

Enquanto ao prencipio ficamos presos em todo o nevoeiro provocado pelo tabaco fumado por todos os actores, depois da historia sobre Radulovich, o nevoeiro dissipa-se e o alvo é colocado em McCarthy para todo o resto do enredo. "Good Night and Good Luck" mostra o que o jornalismo costumava ser, a procura pela verdade. É desapontante que o jornalismo hoje em dia não seja como o de Murrow.

*****