13 maio 2006

Alice (2005)

Alice é o filme de estreia de Marco Martins e revela-se assim como uma supresa inesperada no nosso mercado cinematográfico. Contém um argumento simples, mas que sabe explorar as tensões e situações interiores de forma a prender a atenção do espectador.
O enredo passa-se á volta do desaparecimento de Alice, mas o filme foca principalmente os sentimentos do pai e a sua maneira de "responder" ao desaparecimento da filha.
Vemo-lo a atravessar uma Lisboa escura e fria, tentando por tudo descobrir uma pista da sua filha através dos seus folhetos e câmaras, isto, perante o olhar indiferente das pessoas por quem distribui os folhetos.
Nuno Lopes é uma das supresas deste filme, no ponto que nos consegue fazer sentir o vazio e sentimento de perda de Mário. Tal como Beatriz Betarda que apesar de ser uma personagem secundaria, tem o papel da mãe, o lado feminino e mais fragil, e desamparada pela vida. É de realçar a cena do ataque de histerismo de Luisa, onde nos é transmitida uma clara e violenta imagem de dor.



A imagens de Lisboa são todas num tom azul de desespero e a banda sonora de Bernardo Sasseti é bastante triste e bem inserida, estas duas coisas em conjunto funcionam suberbamente bem.
O filme dá-nos então uma variedade de sensações e sentimentos que nos penetram por completo.

****

4 Comentários cinéfilos:

Anonymous Anónimo disse...

Eu gostei imenso deste filme. Fui vê-lo ao cinema e na altura fiquei surpreendido como é que (o lixo) O Crime do Padre Amaro conseguiu ter mais adeptos do que este Alice que esta verdadeiramente fantástico.
Enfim, gostos não se discutem.
Abraços!

10:40  
Blogger Xplod disse...

Eu já não fico supreso com acontecimentos desses, já se sabe como é o povo português. Aqui pela minha região isto nem passou pelo cinema, tive que esperar q chegá-se ao cineclube para ir ver, enquanto q o crime do padre amaro esteve duas semanas em exebição.

14:20  
Blogger Joao Pedro disse...

Só 4 Estrelinhas Xplod? Merecia 5.

Vá fica bem.

16:07  
Anonymous Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP »

01:11  

Enviar um comentário

<< Home