29 junho 2006

A history of violence (2006)

A History of Violence é um grande filme de David Cronenberg. Cronenberg é conhecido pela sua exploração da carne e sexo, e apesar do seu 'flesh horror' não ser tão notório aqui como nos seus filmes anteriores, a exploração do sexo permanece, com duas cenas bastante contrastantes.
E embora Cronenberg desta vez lide com muito mais do que a carne, a sequência de abertura com os dois estranhos a matarem os ocupantes de um motel, cria bastante terror, especialmente com a facilidade que eles têm para matar uma criança.
A noção de vingança e violência da sociedade é profundamente explorada por Cronenberg. Quando Jack se confronta violentamente com outros dois rapazes na escola, é uma rude lembrança de que a violência se esconde algures em todos nós e que pode incontrolávelmente vir ao de cima. Identidades trocadas e arrependimento são outros temas maravilhosamente explorados, quanto é que podemos saber acerca de uma pessoa, e se se pode perdoar um passado corrompido.

Abandonando finalmente o ar de ranger de Aragon, o misterioso Tom é brilhantemente interpretado por Viggo Mortensen, e é através das suas expressões que temos sugestões do passado escondido da personagem. Maria Bello é igualmente grande como Edie, interrogando-se com cada acto violento de Tom. Ed Harris, facialmente desfigurado como Carl tem um desempenho surpreendente, ajudado pelo seu olho deformado. E apenas com um papel de Cameo, William Hurt rouba o protagonismo dos outros actores, num papel com traços de humor satíricos.

Continuando a sua exploração de sexo entrelaçado e violência frontal, com uma profunda mensagem para a sociedade sobre a natureza violenta da humanidade, A History of Violence é o melhor filme de David Cronenberg desde há muito tempo.

****