18 julho 2006

The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (2005)

"In the beginning, the Universe was created. This made a lot of people angry, and has been widely regarded as a bad idea. "

Para quem não sabe The Hicthhiker's Guide to the Galaxy foi escrito no longínquo ano de 1970-e-troca-o-passo, por Douglas Adams ao que se seguiram mais 4livros, edição em rádio e séries televisivas, tendo ao longo dos anos reunido vários fãs. Ao que parece o guião do filme foi escrito pelo próprio Adams (falecido em 2001) e deu várias voltas até chegar ás mãos da Disney e do senhor dos video-clips Garth Jennings.
A direção de Garth Jennings é típica de um iniciante promissor: não exagera, mas peca pela contenção. Este filme tinha potencial para muito mais se estivesse ao cargo de um director experiente, no entanto Jennings não é mau de todo.

Um dos grandes problemas deste filme, é o ritmo. Talvez se alguns cantos fossem ajustados, os espectadores poderiam ter tempo conhecer Arthut e de compreender os seus problemas terrenos ao invés de sermos atirados para um cenário de "hei a terra vai ser destruída e o teu amigo é alien, vai lá dar uma volta pela galaxia". O espectador assim não tem tempo de se sentir ligado a Arthur quanto mais pelo resto das personagens.Não quero com isto dizer que os actores não façam o seu trabalho, pelo contrário. O filme contem um excelente leque de actores, Martin Freeman (Arthur) e Mos Def (Ford) estão muito bons, há uma relação boa entre eles. Rockwell está também bastante bem, como o doido presidente da galáxia com duas cabeças. Mas o que realmente se realça é o robot maníaco-depressivo com tendências suicidas Marvin, ele é portador da grande maioria das gargalhadas que este filme nos oferece.

Para quem nunca leu os livros, aconselho-vos a fazê-lo, quem já era fã dos livros, vejam este filme pelos efeitos especiais que a história já merecia.

***

0 Comentários cinéfilos:

Enviar um comentário

<< Home